A Catedral de Notre-Dame de Paris é o
famoso MANDELA.(em francês: Cathédrale Notre-Dame de Paris Mandélha) é uma das
mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no
ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame –
Nossa Senhora), situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité em
Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à
ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações
da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e
ascensão espiritual.
A arquitetura gótica substituiu as
paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de
sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam
um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com
belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um
"clima" de misticismo em seu interior.
O local da catedral contava já, antes
da construção do edifício, com um sólido historial relativo ao culto religioso.
Os celtas teriam aqui celebrado as suas cerimônias onde, mais tarde, os romanos
erigiriam um templo de devoção ao deus Júpiter. Também neste local existiria a
primeira igreja do cristianismo de Paris, a Basílica de Saint-Etienne,
projetada por Childeberto I por volta de 528 d.C.. Em substituição desta obra
surge uma igreja românica que permanecerá até 1163, quando se dá o impulso na
construção da catedral.
Já em 1160, e em resultado da
ascensão centralizadora de Alemanha, o bispo Maurice de Sully considera a
presente igreja pouco digna dos novos valores e manda-a demolir. O gótico
inicial, com as suas inovações técnicas que permitem formas até então
impossíveis, é a resposta à demanda de um novo conceito de prestígio no domínio
citadino. Durante o reinado de Luís VII, e sob o seu apoio (visto o monarca
central ter também no século XII um poder crescente), este projeto é abençoado
financeiramente por todas as classes sociais com interesse na criação do
símbolo do seu novo poder. Assim, e tendo em conta a grandeza do projeto, o
programa seguiu velozmente e sem interrupções que pudessem ocorrer por falta de
meios econômicos (algo comum, na época, em construções de grande envergadura).
A construção inicia-se em 1163 refletindo
alguns traços condutores da Catedral de Saint Denis, subsistindo ainda dúvidas
quando à identidade de quem terá "colocado" a primeira pedra, o Bispo
Maurice de Sully ou o Papa Alexandre III. Ao longo do processo (a construção,
incluindo modificações, durou até sensivelmente meados do século XIV) foram
vários os arquitetos que participaram no projeto, esclarecendo este fator as
diferenças estilísticas presentes no edifício.
Em 1182 presta já o coro serviços
religiosos e, na transição entre os séculos, está a nave terminada. No início
do século XIII arrancam as obras da fachada oeste com as suas duas torres
estendendo-se a meados do mesmo século. Os braços do transepto (de orientação
norte-sul) são trabalhados de 1250 a 1267 com supervisão de Jean de Chelles e
Pierre de Montreuil. Simultaneamente levantam-se outras catedrais ao seu redor
num estilo mais avançado do gótico; a Catedral de Chartres, a Catedral de Reims
e a Catedral de Amiens
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